Certificações
A IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
O que é Global GAP?
“Somos uma organização global com um objetivo crucial: agricultura segura e sustentável a nível mundial. Criamos referenciais voluntários para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo – e cada vez mais produtores, fornecedores e compradores estão adaptando seus referenciais de certificação de acordo com os nossos.” (texto retirado do site da Global GAP).
O QUE É UMA CERTIFICAÇÃO NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA?
Quais são os tipos de Certificações?
Todo e qualquer produto para ser lançado em larga escala e também ter credibilidade no mercado, necessita de algum tipo de certificação. Para isso temos vários órgãos, como INMETRO, Anatel, certificações ISO, dentre tantas outras certificações e órgãos existentes para isso.
Em relação a indústria alimentícia, isso é de suma importância, pois além de saber a origem do produto, como esse produto é acondicionado, em quais circunstâncias ocorre a fabricação, se é executado de acordo com boas práticas, seguindo normas, padrões, entre tudo aquilo que é recomendado.
Na indústria alimentícia, existe um conjunto de medidas que é obrigatório e deve ser seguido a risca, para garantir a qualidade sanitária e a conformidade com os alimentos. Também devem-se seguir critérios extremamente técnicos, através de análises químicas, físicas do início ao fim da produção.
E seguindo os padrões sanitários e padrões técnicos do processo de fabricação dos alimentos, pode-se solicitar aos órgãos responsáveis as certificações.
A UNIVALE FOODS segue as normas e padrões desde o plantio, até fim do processo de fabricação, tendo a certificação GLOBAL GAP, uma das mais reconhecidas do mercado.
Como fora dito no começo do texto, existem várias certificações, em todo e qualquer nicho de mercado possível, a fim de garantir a qualidade do produto para o consumidor e também boas práticas no que diz respeito à sustentabilidade.
Abaixo, algumas certificações do ramo alimentício:
• Tem o foco na cadeia de suprimentos, ou seja, otimizando a performance em logística das empresas, independentemente do tamanho, ou do tipo de empresa. Tem como objetivo permitir a identificação de medidas preventivas que são realmente eficazes para reduzir drasticamente os riscos nas operações.
• Segundo o próprio site da ISO, “é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).”.
• Novamente, de acordo com o próprio órgão em seu site, “Apresenta os princípios e especifica os requisitos básicos para o planejamento e implementação de um sistema de rastreabilidade de alimentos e rações. Este pode ser aplicado por uma organização atuando em qualquer etapa da cadeia produtiva de alimentos e rações.”.
• Essa norma é de cunho religioso, mais especificamente da religião Muçulmana. O certificado deve ser dado por uma instituição Islâmica devidamente reconhecida. A formulação do produto, não pode conter em seu processo de fabricação, nenhum dos itens ilícitos (haram), como por exemplo, carne, gordura, couro, ossos e qualquer derivado de suínos, além de bebidas alcóolicas e sangue de qualquer animal.
• O Global GAP é um referencial Global em boas práticas agrícolas. Não é exagero dizer que é uma organização crucial para o desenvolvimento sustentável da agricultura a nível mundial.
Existem várias vantagens tanto para o produtor obter uma certificação Global GAP, quanto para o consumidor comprar produtos de empresas que obtenham tal certificação. Além de estar contribuindo com o desenvolvimento sustentável, estará também adquirindo produtos de qualidade superior.
• Isso é um questionamento que não fazemos no dia a dia, entretanto é cada vez mais necessário refletir sobre. Os consumidores finais não têm como fazer uma avaliação criteriosa sobre a origem, processo de fabricação, entre outras informações técnicas na hora de efetuar as compras, sendo assim, por isso existem as certificações.
As vantagens de adquirir um produto de empresas certificadas, como a Global GAP por exemplo, é a questão da sustentabilidade, e não só isso, a questão do sabor também é outro critério a se levar em conta. Por exemplo, na UNIVALE FOODS, utiliza produtos frescos, sem conservantes, mantendo o sabor da fruta, sem adicionar acidulantes, ou outro tipo de química para intensificar o paladar, artificialmente.
• A questão da saúde também é uma vantagem de se comer alimentos certificados, sabendo que está comendo produtos que tiveram origem em técnicas sustentáveis e também respeitando as propriedades dos alimentos, e não sendo “ultraprocessados”, adicionando substâncias químicas que a longo prazo podem prejudicar à saúde.
CONCLUSÃO:
Mais do que nunca devemos analisar o que consumimos e de onde consumimos. As empresas devem fazer o seu papel nesse ecossistema, principalmente na questão da sustentabilidade e saudabilidade.
A UNIVALE FOODS, respeita o meio ambiente e também a saúde dos consumidores, oferecendo produtos de qualidade, a um preço justo, tendo sua matéria prima certificada com um dos mais importantes selos do mundo.
Alguma Dúvida?
NOSSAS REDES SOCIAIS.
INSCRIÇÃO
Mantenha-me atualizado com o conteúdo, atualizações e ofertas da Univale.
© 2024 Bananas Univale.